SANTOS e HERÓIS do POVO

09/02/2011

A DINIDADE DO HOMEM E DA MULHER - 09/02/2011

PALAVRA DE DEUS em Genesis 1, 26-31 “Deus disse:
“Façamos o ser humano à nossa imagem e segundo nossa semelhança, para que domine sobre os peixes do mar, as aves do céu, os animais domésticos, todos os animais selvagens e todos os animais que se movem pelo chão”.
Deus criou o ser humano à sua imagem, à imagem de Deus o criou. Homem e mulher ele os criou. E Deus os abençoou e lhes disse:
Sede fecundos e multiplicai-vos, enchei a terra e submetei-a! Dominai sobre os peixes do mar, as aves do céu e todos os animais que se movem pelo chão”. Deus disse: \
“Eis que vos dou, sobre toda a terra, todas as plantas que dão semente e todas as árvores que produzem seu fruto com sua semente, para vos servirem de alimento. E a todos os animais da terra, a todas as aves do céu e a todos os animais que se movem pelo chão, eu lhes dou todos os vegetais para alimento”. E assim se fez. E Deus viu tudo quanto havia feito e achou que era muito bom. Houve uma tarde e uma manhã: o sexto dia”.

Esse texto bíblico, colocado na primeira página da Bíblia, usando uma linguagem própria do tempo em que foi escrito, fala da criação do homem e da mulher e da missão que Deus lhes deu. O texto não pretende explicar a criação do mundo e sim revelar a missão da humanidade de administrar toda criação, usando-a  para sua felicidade.
No plano de Deus,  tuda criação é entregue a toda humanidade;  ninguém é dono da terra e do universo. Nenhuma pessoa, nenhum pais recebeu “título de propriedade”, tudo é de todos para felicidade de todos. A desgraça começa quando “alguns” começaram a se julgar “donos” da terra, roubando o que é de todos. Posso dar um exemplo que uma pessoa me deu.
Deus como que entregou ao gênero humano um imenso “bolo”. Cada pessoa teria direito a um pedaço de acordo com sua necessidade e capacidade. Deus criou todas as pessoas com uma diversidade sem limites, mas com a mesma dignidade.
Algumas pessoas, como disse acima, pegaram ou melhor ainda, “roubaram pedaços do bolo” de outras pessoas, que ficaram sem. Contra o plano de Deus, hoje alguns tem demais e milhões não tem nada, são miseráveis.
Vamos ler e meditar com nossa família o textgo bíblico do livro do Gênesis e nos perguntar como lutar para que o plano de Deus seja respeitado, para que todos as pessoas tenham tudo que é necessário para viver a dignidade de filhos de Deus.
Não basta só  tirar da linha da pobreza, mas é preciso restituir toda dignidade da pessoa humana. É um sonho, o sonho da vontade de Deus, Pai de toda humanidade.


Você acredita nesta verdade? Pode também lutar por ela para que cada dia se torne mais real e todos possamos viver na verdadeira paz?

Nenhum comentário:

Postar um comentário