SANTOS e HERÓIS do POVO

03/07/2011

FESTA DE SÃO PEDRO E SÃO PAULO

EVANGELHO DE MATEUS 16, 13-19
“Jesus foi à região de Cesaréia de Filipe e ali perguntou aos discípulos: “Quem é que as pessoas dizem ser o Filho do Homem?”
Eles responderam: “Alguns dizem que és João Batista; outros, Elias; outros ainda, Jeremias ou algum dos profetas”.
 “E vós”, retomou Jesus, “quem dizeis que eu sou?”
Simão Pedro respondeu: “Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo”.
Jesus então declarou: “Feliz és tu, Simão, filho de Jonas, porque não foi carne e sangue quem te revelou isso, mas o meu Pai que está no céu.
 Por isso, eu te digo: tu és Pedro, e sobre esta pedra construirei a minha Igreja, e as forças do Inferno não poderão vencê-la.
 Eu te darei as chaves do Reino dos Céus: tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus”.
Se Jesus fizesse a você  a pergunta que fez aos  discípulos - "quem sou eu para você"? - qual seria sua resposta?
Dizer que Jesus é algum dos profetas do passado ou mesmo do presente,  não é verdade. Pedro, em nome dos apóstolos responde que Ele "é o Cristo, o Filho do Deus vivo”. 
Jesus diz a Pedro que essa resposta foi dada a ele pelo próprio Deus.
Jesus é o nosso Salvador prometido por Deus desde o pecado de Adão e Eva. Ele veio tirar o pecado do munde, restabelecer a comunhão com Deus, nos dar a possibilidade de sermos felizes no Reino de Deus que começa já neste mundo.
A missão de Jesus Salvador continua na sua Igreja, por meio dos apóstolos, tendo à frente Pedro e seus sucessores que são os Papas. 
Por isso, hoje, Festa de São Pedro e São Paulo, é Dia do Papa que agora é Bento XVI.
Damos graças a Jesus Cristo que continua presente em nosso  mundo como prometeu, de modo especial, por sua Igreja Católica Apostólica Romana. A Igreja por que feita de pessoas humanas é santa e pecadora. Neste dia, de modo especial, vamos rezar para que a Igreja cresça na santidade e seja cada vez menos pecadora. Que esteja sempre comprometida como amor de Jesus vivido preferencialmente no amor aos pobes e a todos marginalizados.
Todos os batizados continuam também a missão de Jesus, fazendo acontecer o seu Reino de amor e de justiça.
TODOS SOMOS IGREJA, coresponsáveis pelo mundo novo que Jesus veio anunciar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário