SANTOS e HERÓIS do POVO

24/07/2011

REI SALOMÃO PEDIU SABEDORIA A DEUS – 24/07/2011

Leitura do primeiro livro dos Reis 3, 5.7-12
Neste fim de semana, sábado e domingo, na celebração das Missas, a primeira leitura bíblica será tirada do primeiro Livro dos Reis. A meditação dessa mensagem de Deus  convida a pensar nas pessoas que escolhemos para servirem o povo de Deus nas missões legislativas, judiciarias e de governo. Vamos ler e refletir, tentando aplicar à nossa  realidade.

“Em Gabaon, o SENHOR apareceu a Salomão, num sonho noturno, e lhe disse: “Pede o que desejas e eu to darei”.
Agora, SENHOR, meu Deus, fizeste reinar o teu servo em lugar de Davi, meu pai. Mas eu não passo de um adolescente, que não sabe ainda como governar. Teu servo está no meio do teu povo eleito, povo tão numeroso que não se pode contar ou calcular.  Dá, pois, a teu servo, um coração obediente, capaz de governar teu povo e de discernir entre o bem e o mal. Do contrário, quem poderá governar este teu povo tão numeroso?
Este pedido de Salomão agradou ao SENHOR. Deus disse a Salomão:
“Já que pediste estes dons e não pediste para ti longos anos de vida, nem riquezas, nem a morte de teus inimigos, mas sim sabedoria para praticar a justiça, vou satisfazer o teu pedido. Dou-te um coração sábio e inteligente, de modo que não houve teu igual antes de ti, nem haverá depois de ti”.
Este pedido, esta oração. agradou a Deus, como lemos acima. Ele não pedia nada para si mesmo, mas, preocupado com o povo que devia servir, pediu sabedoria. Queria seguir o caminho de seu pai. o rei Davi e, em nome de Deus dar condições do povo viver com dignidade, ser feliz.
A história nos conta que, apesar de receber a sabedoria de Deus, como havia pedido, Salomão não foi fiel, falhou muito, fez o povo sofrer.
Como seria bom se nossos governantes,
todos os dias se colocassem diante de Deus
pedindo sabedoria e agradecendo o esforço para serem fieis
 no serviço ao povo que lhe foi confiado!
Diante de tantas notícias de corrupção, diante de governantes e suas equipes que só pensam em “levar vantagem em tudo”, que esqueceram as “coisas maravilhosas” que prometeram nas campanhas eleitorais e agora realizam “coisas vergonhosas”, pedimos por eles a sabedoria que Deus deu a Salomão.
Que eles, nossos governantes.  aprendam a rezar como Salomão dizendo:
SENHOR, Dá, a teu servo, um coração obediente, capaz de governar teu povo e de discernir entre o bem e o mal. Do contrário, quem poderá governar este teu povo tão numeroso?”
E nós, como cidadãos, vamos ajudar nossos governantes a serem honestos, fiéis ao que prometeram, quando candidatos.  Agradeçamos a Deus tudo de bom que, pela sabedoria e dedicação de todos que procuram servir o povo.  possa estar acontecendo. Todos somos co-responsáveis pelo progresso de nossas cidades, pela dignidade e felicidade de todas as pessoas, nossos irmãos e irmãs.

REZEMOS por todos os que foram eleitos para servir o povo.

Oremos
Ó Deus, sois o amparo dos que em vós esperam e,
sem vosso auxílio, ninguém é forte, ninguém é santo;
redobrai o amor para conosco,
para que, conduzidos por vós, usemos de tal modo
os bens que passam,
que possamos abraçar os que não passam.
Por  Cristo Nosso Senhor. 
Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário