SANTOS e HERÓIS do POVO

17/04/2011

NOVA SEMANA SANTA – 17/04/2011

EVANGE;JP DE SÃO MATEUS 21, 1-11 “Jesus e os discípulos aproximaram-se de Jerusalém e chegaram a Betfagé, no Monte das Oliveiras. Então Jesus enviou dois discípulos, dizendo-lhes:
“Ide até o povoado ali na frente, e logo encontrareis uma jumenta amarrada e, com ela, um jumentinho. Desamarrai-os e trazei-os a mim! E se alguém vos disser alguma coisa, direis: ‘O Senhor precisa deles, mas logo os mandará de volta’”.
Isso aconteceu para se cumprir o que foi dito pelo profeta: “Dizei à filha de Sião: Eis que o teu rei vem a ti, manso e montado num jumento, num jumentinho, num potro de jumenta”.
Então os discípulos foram e fizeram como Jesus lhes havia mandado. Trouxeram a jumenta e o jumentinho e puseram seus mantos em cima, e Jesus montou. A numerosa multidão estendeu seus mantos no caminho, enquanto outros cortavam ramos de árvores e os espalhavam no caminho. As multidões na frente e atrás dele clamavam:
“Hosana ao Filho de Davi! Bendito o que vem em nome do Senhor! Hosana no mais alto dos céus!”
Quando Jesus entrou em Jerusalém, a cidade inteira ficou alvoroçada, e diziam:
“Quem é este?”
E as multidões respondiam:
“Este é o profeta Jesus, de Nazaré da Galiléia”.

A Igreja Católica começa hoje mais uma celebração litúrgica da Semana Santa. A primeira celebraça é do Domingo de Ramos com a Benção e Procissão dos Ramos e a Missa.
O primeiro texto do evangelho, proclamado após a benção dos ramos,  nos fala da entrada de Jesus em Jerusalém, acolhido por uma multidão. Diz o texto do evangelho que “a numerosa multidão estendeu seus mantos no caminho, enquanto outros cortavam ramos de árvores e os espalhavam no caminho. As multidões na frente e atrás dele clamavam: “Hosana ao Filho de Davi! Bendito o que vem em nome do Senhor! Hosana no mais alto dos céus!”
Jesus estava vivendo o momento final de sua missão. Sabia que iria ser condenado pelos fariseus e doutores da Lei que não o aceitavam como o Messias. É o que meditamos, na segunda parte da celebração, na Liturgia da Palavra, na Missa deste domingo, quando escutamos a proclamação do evangelho de Mateus 26, 14-27.66.
Hoje, ao acolher esta Palavra de Deus, somos convidados a responder se aceitamos ou não Jesus Cristo, sua vida e sua palavra. Se aceitamos Jesus, procuramos nos esforçar para viver seu amor, como Ele nos ensinou: “amai-vos uns aos outros como Eu vos amei” dando toda a vida.
Vamos procurar participar nas celebrações desta Semana Santa, renovando nossa adesão a Jesus Cristo, celebrando sua Paixão, Morte e RESSURREIÇÃO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário