SANTOS e HERÓIS do POVO

06/03/2011

NÃO BASTA DIZER: “SENHOR, SENHOR!” – 06/03/2011

EVANGELHO DE JESUS CRISTO SEGUNDO MATEUS 7, 21-27
“Nem todo aquele que me diz: ‘Senhor! Senhor! ’, entrará no Reino dos Céus, mas só aquele que põe em prática a vontade de meu Pai que está nos céus. Naquele dia, muitos vão me dizer: ‘Senhor, Senhor, não foi em teu nome que profetizamos? Não foi em teu nome que expulsamos demônios? E não foi em teu nome que fizemos muitos milagres? ’
Então, eu lhes declararei: ‘Jamais vos conheci. Afastai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade’. “Portanto, quem ouve estas minhas palavras e as põe em prática é como um homem sensato, que construiu sua casa sobre a rocha. Caiu a chuva, vieram as enchentes, os ventos deram contra a casa, mas a casa não desabou, porque estava construída sobre a rocha. Por outro lado, quem ouve estas minhas palavras e não as põe em prática é como um homem sem juízo, que construiu sua casa sobre a areia. Caiu a chuva, vieram as enchentes, os ventos sopraram e deram contra a casa, e ela desabou, e grande foi a sua ruína!”.

Jesus nos adverte que a fé deve ser  vivida, como que provada, no dia a dia. Podemos pensar que para ser cristão basta fazer algumas coisas, como dar esmolas quando nos pedem; ter algumas devoções; falar de Jesus Cristo e até ir a Missa aos domingos. Tudo isso é importante para alimentar a vivencia da fé, em todos os dias.
Jesus dá o exemplo de quem quer construir uma casa, lembrando a necessidade de alicerces sólidos, para que ventos e tempestades não derrubem a casa.
A fé exige compromissos. Fé sem obras não existe, é morta, como nos ensina São Tiago.
A Palavra de Deus alimenta nossa fé e sua aceitação que se manifesta no  testemunho.
Muitos cristãos podem pensar que basta “torcer pela Igreja” como se fosse um clube. Ser cristão é estar no “campo da vida”, assumindo com todos os irmãos e irmãs a continua construção do Reino de Deus, de justiça, de paz, para que o amor de Jesus Cristo se realize em nosso mundo.
Queira REFLEETIR comigo:
-Você é um cristão “torcedor” ou está lutando para que tudo que Jesus nos ensina nos Evangelhos se torne realidade?
-Você tem algum compromisso com a fé, em sua comunidade, paróquia, associação de bairro, sindicato ou em outros setores?
-Que conclusões você tira deste Evangelho?
Ouvindo o que Jesus nos diz em Mateus 25,
PERGUNTAMOS:

ERAS TU, SENHOR?
Eras Tu, Senhor
E meus olhos permaneceram cegos
À nudez de tua fome e de tua miséria.
Eras Tu, Senhor?
E meus ouvidos se fizeram surdos
A teu clamor por trabalho e justiça.
Eras Tu, Senhor?
E minha boca se manteve cerrada
Quando mendigavas o calor de uma palavra.
Eras Tu, Senhor?
E meus braços se cruzaram
Diante de tuas mãos estendidas em súplica.
Eras Tu, Senhor?
E meus pés se recusaram a dar um passo
Quando tuas pernas fraquejaram ao peso do sofrimento.
Eras Tu, Senhor?
E meu rosto se converteu em pedra
Quando, tímido, ensaiavas pedir um sorriso.
Eras Tu, Senhor?
E meu coração se endureceu
Frente à dor que carregavas sobre os ombros.
Eras Tu, Senhor?
E neguei minha alma
Quando nela querias morar.
Eras Tu, Senhor?
E meu guarda-roupa se manteve intacto
Apesar de os farrapos mal cobrirem tua pele.
Eras Tu, Senhor?
E minha mesa continuou vazia de convidados
Embora rica e cheia de pão.
Eras Tu, Senhor?
E o medo fechou as portas de minha casa
Quando, triste e só, rondavas minha rua.
Eras Tu, Senhor?
E eu te exclui, uma vez mais e sempre
De meu Caminho
De minha Verdade
E de minha Vida.


Nenhum comentário:

Postar um comentário